Dono de Obra
Particular
Data
2011
Localização
Lugar do Candal, Mondrões – Vila Real
Descrição
A incessante procura por disfrutar dos encantos da natureza que a Quinta do Candal nos proporciona foi motivo de relevo que fez nascer a necessidade da criação das infraestruturas necessárias a coabitar este magnífico lugar. Localizada na terra do barro preto em Bisalhães, desenvolve-se numa topografia descendente desenhada por socalcos e bolsas verdes num misto entre pinhal, vinha e hortas.
O conceito para o desenvolvimento do projeto partiu da possibilidade de oferecer um produto diferente na região permitindo aos seus hóspedes a prática de atividades agrícolas em meio rural e aquisição de conhecimentos de fabrico de produtos local e cozinha tradicional na ótica de preservação das tradições e enriquecimento cultural.
O projeto adota uma ideia de conjunto constituído por pequenos volumes que emergem dos socalcos respeitando sempre a mesma tipologia. Para além das tipologias T1 e T2, o empreendimento possui espaços comuns de serviço e de lazer como uma receção, sala de pequenos-almoços, bar, piscina, e está preparado para receber pessoas de mobilidade condicionada.
A materialização das construções foi estudada de forma a obter-se o menor impacto sobre a envolvente só possível com a utilização de materiais em grande abundância no local como o caso da madeira e da pedra.
Todas as unidades de alojamento possuem instalação sanitária, “kitchenette”e todo o equipamento necessário a proporcionar em ambiente rural o conforto que o espaço urbano nos proporciona.
Projeto desenvolvido em coautoria com HZ Arquitetos